Ninguém merece que, no meio de uma viagem ou em uma rotina corrida, ocorra um estouro de pneus do carro, não é mesmo? Para não ter essa dor de cabeça, saiba os principais motivos que podem levar a esse incidente nada agradável.
Mas, antes, vale lembrar que estouro não é a mesma coisa que furo. Este é outro problema, geralmente localizado em um ponto específico, fazendo com que o pneu esvazie e perca pressão mais lentamente. O estouro normalmente é provocado pelo rompimento da borracha em uma área muito maior, o que pode prejudicar a direção de forma mais severa.
Isso posto, mostraremos a seguir os motivos que fazem o pneu estourar, siga a leitura!
Excesso de pressão na calibragem
Ao adquirir um veículo, é muito importante conferir o manual. Nele, você encontra a calibragem de pneus recomendada. Esse é um detalhe muito significativo, pois, de acordo com o Detran, a alta pressão do pneu é o principal motivo que leva ao estouro. Por isso, a calibragem acima do normal aumenta muito as chances do pneu estourar.
Cuidado para encher apenas o necessário que suporta de forma equilibrada o peso exercido do veículo e carga.
Baixa pressão
Em caso de baixa pressão, os pneus ficam murchos, recebendo mais danos na carcaça e no amortecedor. No mesmo sentido, o veículo fica sensível a qualquer obstáculo das rodovias, aumentando o recebimento de impactos.
Além disso, a calibragem incorreta, tanto baixa quanto alta, aumenta o gasto de combustível e o desgaste dos pneus.
Bolhas no pneu
Diversos fatores podem acontecer para seu pneu estourar, mas normalmente a causa mais comum é a famosa formação de bolhas (quando você percebe um ponto mais estufado).
Válvulas desreguladas
Conhecidas popularmente como “bicos de pressão”, as válvulas são responsáveis por manter a pressão dos pneus estável. Com a velocidade, sofrem desgastes devido à pressão que recebem dos movimentos de rotação da roda.
Quando apresentam defeito ou desgaste, os pneus podem perder a pressão e o resultado depende do nível de gravidade da deterioração da peça. É nessa perda de pressão que o pneu fica suscetível a estourar.
Dirigir de forma agressiva
Dirigir em alta velocidade é uma causa rara de estouro de pneu, mas pode acontecer. Na verdade, quando o pneu não está com a manutenção em dia, está mais suscetível a estourar. Mas, ainda assim, é preciso ter boas práticas de direção.
A maneira mais fácil de comprar pneus!
O pneu do seu carro estourou? Na KD Pneus, você encontra um novo!Estamos há 15 anos no mercado, fornecendo produtos para o Brasil inteiro, com mais de 300.000 clientes atendidos. Aqui você tem as melhores marcas, com 5 anos de garantia, pagamento facilitado e, retirando em nossa loja física, a instalação é grátis (exceto blindados, vans e caminhões).