Os pneus são um dos principais componentes de um veículo e devem ser sempre verificados para melhorar o desempenho e o consumo de combustível, além da sua segurança e dos passageiros. Veja a seguir como calibrar pneus.
Mas quando calibrar pneus? A calibragem deve ser feita, pelo menos, a cada 15 dias. Você já deve saber, mas vale lembrar que não é possível ver quando a calibragem é necessária. Você precisa testar e conferir a pressão dos pneus regularmente.
Agora que você já sabe quando encher os pneus do seu carro, nas próximas linhas mostraremos como fazer isso, acompanhe a leitura!
Siga a pressão indicada pela fabricante
Lembre-se sempre de calibrar os pneus do seu carro corretamente, olhando as especificações do fabricante. Tal informação pode ser verificada no manual do proprietário do veículo e também em etiquetas espalhadas pela carroceria, como na parte interna das portas dianteiras e na tampa do tanque de combustível.
Faça a calibragem com os pneus frios
A calibragem de pneus é feita em postos de combustível. Então, o ideal é que ela seja feita antes de iniciar a viagem. Quando você calibra os pneus com eles ainda quentes de rodar na estrada, isso prejudica a confiabilidade da pressão.
Caso o único posto disponível seja muito longe e você não tenha tempo para esperar os pneus esfriarem, calibre 3 libras a mais do indicado. Isso garante que o pneu não irá esvaziar e deixar você, outra vez, com o veículo desequilibrado.
Não deixe de calibrar o estepe
Muitas pessoas costumam lembrar apenas dos quatro pneus usados pelo carro e acabam deixando de lado o estepe. Se você for uma dessas pessoas, comece a ter o hábito de calibrar sempre o pneu do estepe, para que ele esteja em perfeitas condições quando você passar por um imprevisto e tiver que trocar algum pneu, principalmente em uma rodovia durante uma viagem.
Efeitos de uma calibragem desregulada
Andar com os pneus calibrados de forma incorreta pode trazer uma série de consequências para a durabilidade do produto, como também para outros componentes do veículo. Alguns dos prejuízos da falta de cuidado com a gestão de pneus incluem:
- redução da vida útil do pneu em até 20%;
- aumento no consumo de combustível;
- redução da vida útil da suspensão e da caixa de direção;
- desequilíbrio do veículo em curvas;
- aumento na distância de frenagem;
- desconforto na direção.
Tenha uma loja especializada em pneus por perto!
Não sabe onde adquirir pneus novos para seu carro, com preços competitivos? Na KD Pneus, loja especializada há 15 anos no ramo de pneus, você tem as melhores marcas, com 5 anos de garantia, pagamento facilitado e, retirando em nossa loja física, a instalação é grátis (exceto blindados, vans e caminhões).