8 motivos para cuidar sempre do estepe do carro

Não há dúvida de que os pneus de um carro são peças vitais para seu funcionamento e segurança, principalmente quando estão bem cuidados. No entanto, não são apenas os quatro pneus que sustentam e locomovem o veículo que importam; é preciso também cuidar sempre do estepe, algo que muitos acabam esquecendo ou simplesmente negligenciando.

Se você sente que precisa cuidar melhor do estepe do seu carro, veja algumas dicas que podem ser muito valiosas, vindas diretamente de Junior Scarpa, CEO do e-commerce da KD Pneus, uma das referências no mercado.

Primeiro passo: atente-se às regras do território internacional

Para conhecer alguns destinos sul-americanos, a viagem de carro é uma ótima opção, principalmente pela questão da economia, já que quase todos os países do continente são vizinhos do Brasil.

Nessas viagens longas, é preciso se atentar à saúde dos pneus para não correr nenhum risco. Para evitar qualquer problema, tente manter um estepe regularizado em seu carro, com as normas brasileiras para transitar no território nacional, já que não é permitido utilizar pneus estrangeiros nas vias brasileiras.

Calibragem

Por mais que o estepe seja pouco utilizado, é essencial que a calibragem esteja regularizada. Nunca se sabe quando o estepe será necessário; quando o momento da troca emergencial chegar, você não vai querer que seu pneu reserva esteja com uma pressão diferente dos demais, afinal, uma situação dessas faz o risco de acidentes aumentar consideravelmente.

Tamanho do aro

A geometria também é um ponto extremamente importante no balanceamento dos pneus. Para cumprir esse requisito, é preciso se atentar ao tamanho dos aros de todas as rodas, principalmente do estepe, para que ele mantenha o padrão do automóvel na questão da estabilidade em situações emergenciais.

Tamanho do pneu

Uma das maiores questões de negligência no momento da escolha do estepe é sobre o tamanho do pneu; muitos optam por uma medida menor, justamente para economizar um pouco mais e, ainda assim, estar regularizado pela lei.

Se locomover com o veículo com os pneus fora de seus padrões em altas velocidades e por muito tempo é algo que não deve ser cogitado.

Parafuso

A utilização correta dos parafusos é essencial para as rodas regulares, então por que não seria para o estepe?

Essa é uma questão para se atentar até para quem troca o material das rodas. Junior Scarpa comenta que, caso haja uma troca, como a substituição de rodas de ligas leve para rodas de aço, é preciso também adquirir novos parafusos de acordo com a regulamentação, principalmente para o estepe.

Danos

O fato de o estepe ser um pneu reserva, não faz com que ele possa ser mal cuidado ou esquecido. As boas condições desse pneu reserva e emergencial são mais que essenciais; um estepe com defeitos ou falhas pode seriamente colocar a vida dos passageiros e dos demais envolvidos no trânsito em risco.

Pneu careca

Um dos maiores indicadores do desgaste dos pneus são os sulcos presentes no objeto; basicamente, quando os sulcos começam a sumir, o pneu está careca e precisa de uma manutenção.

Em um caso desse, você precisará substituir o pneu careca por um estepe, que também deve estar em ótimas condições para essa troca. Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o mínimo de profundidade permitido por lei é de 1,6 milímetros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *