Quais as principais manutenções preventivas de pneus?

Leia o texto e saiba quais são as principais manutenções preventivas de pneus!

Para manter os pneus do seu carro em bom funcionamento e trazer mais segurança para todos, alguns procedimentos básicos devem ser feitos regularmente. Além de aumentar a vida útil do composto de borracha, as manutenções preventivas evitam que outros componentes sejam afetados.

Veja a seguir os principais serviços que devem ser feitos para ter pneus bons por mais tempo. Acompanhe!

Balanceamento

De antemão, o serviço é um  item básico da manutenção do carro e requer certa periodicidade. Rodas desbalanceadas podem causar vibrações desconfortáveis no volante durante a condução e também resultam em desgaste prematuros dos componentes da suspensão, direção, peças rotativas e pneus.

O objetivo do balanceamento é distribuir o peso igualmente em toda a circunferência do pneu, evitar vibrações e aumentar a vida útil do mesmo. Isso é feito através da aplicação de pesos de chumbo: quando uma roda está desbalanceada, é fixado um peso de chumbo na roda para que assim a distribuição do peso do veículo volte a ser uniforme este tipo de serviço deve sempre ser executado em lugares especializados e com as máquinas corretas

Alinhamento

O alinhamento de pneus é um serviço simples e serve para preservar a sua segurança e também garantir a vida útil dos pneus e de vários componentes da suspensão do seu veículo.

Outra vantagem é que proporciona uma direção mais confortável. Em uma linha reta, o carro não puxa nem para esquerda, nem para a direita, ele se mantém firme na pista. Isso é uma consequência da menor resistência dos rolamentos quando as rodas estão devidamente alinhadas. Por que manter o carro alinhado.

O procedimento mede e ajusta os ângulos de direção do veículo. O objetivo é deixar as rodas do veículo paralelas umas às outras e também ao solo. Dessa maneira, você oferece estabilidade e evita que ele vire sozinho para direita ou para esquerda quando estiver em movimento.

Calibragem

A calibragem deve ser feita, pelo menos, a cada 15 dias. Porém, o que realmente determina essa necessidade é a inspeção de pneus, que deve ser realizada sempre que estiver prevista no calendário. 

Você já deve saber, mas basta conferir a informação que é facilmente localizada no adesivo interno da tampa do combustível ou no manual de instruções, na parte que trata a respeito dos pneus. Não esqueça do estepe, nunca se sabe quando precisaremos dele.

Alguns dos prejuízos da calibragem desregulada são a redução da vida útil do pneu em até 20%, aumento no consumo de combustível, redução da vida útil da suspensão e da caixa de direção, desequilíbrio do veículo em curvas, aumento na distância de frenagem e desconforto na direção.

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