Muita gente acaba pensando em economia ao se deparar com o preço dos pneus no mercado. O valor realmente não é dos mais baixos, mas os especialista recomendam a troca desses equipamentos ao atingir a quilometragem máxima informada pelos fabricantes. Isso porque o risco de acidentes aumenta, assim como conduzir o veículo torna-se mais difícil – e acaba também prejudicando o funcionamento de outras partes do carro. A KD Pneus, loja especializada na venda online de pneus, aponta para os perigos dessas práticas na tentativa de economizar antes de comprar um novo pneu.
Muita gente acaba utilizando os pneus mesmo carecas ou ainda realizando algumas “gambiarras” para rodar por mais tempo. É o caso dos sulcos, utilizados para garantir o maior contato com o solo e eliminar a água no caso de chuvas. Quando o pneu já está velho e careca, eles acabam por diminuir e até mesmo a sumir, em alguns casos. Uma prática totalmente reprovável é “frisar” os pneus. Ou seja, levar a um mecânico e riscar novamente com a ajuda de um equipamento e refazer os riscos no pneu.
Essa prática tem o risco de gerar danos graves tanto ao pneu quanto ao carro. As novas fendas são marcadas na mesma borracha que já estava desgastada. Ou seja, o estado do pneu piora ao invés de melhorar, conforme prometido.
“Além disso, o risco de estourar é ainda maior. Os riscos são feitos na camada de armação de arame do pneu, que pode pressionar a borracha e gerar acidentes ou outros problemas”, comenta Carlos Molina, diretor de e-commerce da KD Pneus.
A grande dificuldade, ainda segundo Molina, é demonstrar para os clientes que a compra de um novo pneu é, na verdade, mais econômica. A marca já está acostumada com o mau humor de consumidores, que pensam que o valor que estão pagando é muito alto ou abusivo. Entretanto, um cálculo simples demonstra que a compra de um novo jogo de pneus é realmente um investimento, além de garantir a segurança dos motoristas e passageiros. Sem contar a qualidade das grandes marcas e a durabilidade oferecida.
A maneira de medir o desgaste do pneu e saber a hora de trocar fica justamente por conta dos sulcos e do TWI (Tread Wear Indicator). Ele é o principal indicador para perceber a idade de um pneu e pensar na troca. Presentes em todos os produtos, eles são ressaltos da borracha que ficam nos sulcos do pneu, com 1,6 mm de profundidade. Quando o pneu está desgastado e chega a esse ponto, ele é considerado “careca”, e é a hora de trocar o produto por um novo.
Um comparativo simples pode ser feito com os gastos de gasolina. Os pneus possuem uma importância semelhante à qualidade do combustível com que você abastece seu veículo. A escolha da marca correta e do modelo certo conseguem melhorar o desempenho e a experiência com o carro, assim como a opção errada pode levar a prejuízos em outras partes do automóvel e até mesmo a acidentes graves.
Considere um pneu Michelin do modelo XM2, com durabilidade média de 60.000 km indicada pela experiência, desconsiderando variáveis mecânicas que aumentam o desgaste, e chegando a mais quilometros de rodagem dependendo da manutenção. Seu custo inicial é de R$ 299,90, segundo a KD Pneus. Se dividirmos o gasto inicial por cada quilômetro rodado, temos que cada quilômetro custou R$ 0,0025 para o bolso do proprietário. Pensando na troca dos quatro pneus, é possível entender que o valor gasto é de R$ 0,009 por quilômetro.